Capa » PAPO DE CAMPEÃO

PAPO DE CAMPEÃO

papo-de-campeao-01
Você quer bater um Papo de Campeão com um especialista no assunto? É simples e fácil, e você só tem a ganhar: mande a sua dúvida ou comentário para o e-mail contato@thiagotombini.com.br. O próprio Thiago Tombini responderá todas as dúvidas e comentários com a paixão de sempre.

Abaixo você tem acesso a diversas perguntas respondidas pelo Thiago.

Géssica Merísio
Estudante
São Luís, Maranhão

Quais são os pilares que devem ser construídos para autorizar a conquista de um sonho?

Não existe nada que realmente vale a pena na vida e que seja fácil, tudo exige algo, e só quem tem pode dar. Quando o assunto é a realização de um sonho, essa realidade se manifesta com ainda mais intensidade.

Eu, sou o exemplo vivo, de uma pessoa que sonhou, batalhou pelo sonho e transformou o sonho em realidade. Aprendi muitas coisas com os meus acertos e com os meus erros, e acredito que alguns pilares sejam indispensáveis para que o sonho possa ser vivido. Quero compartilhar com você 8 pilares que devem ser respeitados quando o assunto é autorizar a conquista de um sonho.

Paixão: A paixão move o propósito. Sem paixão sonhar é um mero devaneio. Pessoas apaixonadas pelos seus sonhos trabalham inteligentemente e insaciavelmente para criar a realidade. O que está acontecendo, é, sem sombra de dúvidas, uma falta de paixão crônica e coletiva. A vida não existe sem paixão. Apaixone-se pela vida e viva a vida sem limites.

Crença: O foco, a força e a fé movem qualquer ser humano. As pessoas de sucesso são movidas também por crenças de sucesso. Não são crenças da boca para fora, são declarações poderosas, as pessoas de sucesso verdadeiramente acreditam naquilo que defendem, estimulam e proclamam. Pense, quais são as suas 10 principais crenças de sucesso?

Estratégia: Existem vários caminhos para chegar aonde você deseja chegar. As contradições e tentações são muitas e muitas vezes desnecessárias. As pessoas de sucesso não aceitam viver em uma bolha e respirar o ar viciado daqueles que vivem sob a pressão da autossabotagem contínua. As pessoas de sucesso batalham arduamente por aquilo que acreditam ser os seus verdadeiros valores de vida. Não existe limite de ousadia para aqueles que trabalham afinados com seus verdadeiros propósitos de vida.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”
Sun Tzu

Clareza de valores: Até onde você arde pelos seus objetivos? Até onde você arde pelos seus valores? Que preço você está disposto a pagar para viver por aquilo que move você? Na vida, muitas pessoas sabem o que fazer, mas poucas são aquelas que realmente fazem o que sabem. Pessoas de sucesso não ficam em cima do muro, decidem e pronto: simples assim! O importante não é onde você começa, mas sim as decisões que toma para chegar ao lugar a que está determinado a alcançar. A verdade é única, e pode ser mágica ou trágica: viva por seus valores ou será consumido por eles.

Energia: Não sei como algumas pessoas conseguem viver diariamente com baixa produtividade, dores no corpo e total falta de energia. Como é possível alcançar o sucesso sem energia, paixão e vitalidade? É simplesmente impossível e ridículo! Você pode mudar a sua vida. Você pode fazer, ter e ser exatamente o que desejar. Mas, para tanto, ter energia é indispensável. Tenho certeza de que, se você ganhar o controle de suas emoções consistentes também começará conscientemente e deliberadamente a ressignificar a sua experiência diária de vida. Interessante né?

Rapport: Você precisa desenvolver e aperfeiçoar o poder de reunir pessoas que são melhores que você e que possam, de alguma forma, ajudar você a alcançar os seus verdadeiros propósitos de vida. Em contrapartida, é claro, você deve ser tão bom em outro “algo” que possa contribuir para a sua “rede” também chegar lá. Isso é sinergia. O resto é energia jogada fora.

Domínio da comunicação: Aprenda a ser um camaleão. Cada pessoa é diferente e tem necessidades diferentes, se você não levar essa regra a risca estará praticando erros irrefutáveis e pagando um preço alto. Você conhece alguma pessoa que, por ter um privilegiado poder de comunicação, conseguiu alcançar voos altos na vida? Uma comunicação poderosa é um pilar indiscutível para qualquer pessoa que almeje ter sucesso na vida.

Doação (caridade e generosidade): Acredito, no fundo do meu coração, que a doação é uma característica dos gigantes. Somente pessoas muito espiritualizadas e apaixonadas pela vida conseguem doar sem esperar nada em troca, sem autopromoção, longe dos holofotes. Tenho acompanhado a vida de algumas dessas pessoas, e percebo nitidamente, que elas vivem uma vida muito mais completa e feliz, repleta de realizações e um profundo sentimento de dever cumprido. A doação, é para mim, a virtude dos valentes.

Espero ter respondido a sua pergunta com êxito.

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Marina Francieli Costa
Empresária
Vitória, Espírito Santo

Como posso fazer para garantir que meus colaboradores se mantenham motivados todos os dias?

Posso garantir, com todo a minha experiência, que não existe uma certeza de que os seus colaboradores se mantenham motivados todos os dias. Essa motivação pode ser propiciada sim pelo ambiente de trabalho e certamente é o papel do empregador. Porém, existem fatores internos (doenças, problemas emocionais, dificuldade de lidar com conflitos, decepções, frustrações e problemas) e externos (amigos, conhecidos, família) que podem afetar diretamente a motivação dos seus colaboradores.

Agora, é claro, que você não pode desistir e entregar o jogo: de forma alguma. Existem sim alguns fatores que podem contribuir para despertar o entusiasmo, a motivação e a paixão de seus colabores, cito:

Biblioteca: Disponha uma biblioteca bem completa (com um bom número de exemplares) para que seus colaboradores possam ter acesso a conhecimentos, experiências, casos de sucesso, histórias, estratégias, ferramentas e técnicas, tudo que contribua para o aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Videoteca: Existem milhares de títulos, basta você decidir a direção que vai tomar. Disponha uma videoteca bem elitizada (com um bom número de exemplares) para que seus colaboradores possam ter acesso a conhecimentos, experiências, casos de sucesso, histórias, estratégias, ferramentas e técnicas, tudo que contribua para o aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Treinamento: Forneça Treinamento contínuo com foco em habilidades emocionais, estratégicas e técnicas, e, claro, não se esqueça de sempre fazer uma avaliação com seus colaboradores para saber o que foi aprendido. Além de Treinamentos internos a empresa deve fornecer Treinamentos externos, com profissionais que tragam uma visão diferente e agucem conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis com a ambição de cada colaborador.

Políticas bem definidas: Prepare pequenos livros demonstrativos, as chamadas “cartilhas”, para que seus colaboradores possam entender para que foram contratados e, também, para ganhar direção e velocidade, assim não perderão tempo com coisas que não merecem atenção. Tenha quadros e cartazes em pontos específicos com conteúdo específico para direcionar ações, decisões e resultados.

Espero ter respondido a sua pergunta com êxito.

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Carol Dias
Vendedora
São Joaquim, Santa Catarina

Qual o conselho que você me daria para que eu possa me tornar uma profissional de sucesso, consagrada e respeitada no mercado de trabalho?

Não existe um manual para esse tipo de conselho, mas vou seguir o meu coração…

1. Ame o seu trabalho, divirta-se com ele.
2. Estude muito, nunca pare de aprender.
3. Erre em erros novos, não repita erros antigos.
4. Modelo sempre pessoas melhor do que você.
5. Invista em relacionamentos bem-sucedidos com pessoas extraordinárias.
6. Seja amiga.
7. Seja humana.
8. Evite as retóricas, pare de explicar os insucessos.
9. Aprenda com os erros. Errar é preciso.
10. O segredo é transformar muros em pontes.

Espero ter respondido a sua pergunta com êxito.

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Edilene Maria Figueiró
Gestora de Recursos Humanos
Manaus, Amazonas

O que eu posso fazer em tempos de recessão para motivar a minha equipe e melhorar as vendas na minha empresa?

Sinceramente não existe uma “fórmula mágica” para motivar a equipe e melhorar as vendas. Pelo menos não da noite para o dia ou vice-versa.

Você pode começar, não permitindo que a sua empresa cometa (ou continue cometendo) esses 4 pecados:

Pecado 1: Contratar pessoas pela amizade, história ou histórico, medo, etc.
Pecado 2: Segurar pessoas pela amizade, história ou histórico, medo, etc.
Pecado 3: Eleger pessoas para cargos de liderança por amizade, história, indicação, etc.
Pecado 4: Autorizar e/ou permitir uma gestão baseada no acertômetro ou em falsos propósitos (Filosofia Empresarial e Premissas Empresariais).

Para organizar a casa e garantir vendas em alta, siga essas 7 dicas para vencer a crise e vender mais:

Dica 1: Criar uma visão, alinhar os esforços e engajar.
Dica 2: Focar na produção de atitudes de valor.
Dica 3: Construir e gerenciar relacionamentos baseados na confiança.
Dica 4: Produzir comprometimento baseado no espírito de equipe.
Dica 5: Promover encontros e reuniões de análise.
Dica 6: Desafiar a quebra de paradigmas (barreiras, limitações e tabus).
Dica 7: Gerenciar efetivamente os problemas.

Em tempos de recessão o foco deve ser no relacionamento com o cliente, e os líderes devem saber estimular a expertise de cada colaborador e da equipe como um todo.

É importante lembrar que a concorrência ficará muito mais forte em um ano de recessão e, além disso, seus clientes estarão mais exigentes.

Cuide da sua base de clientes e descubra o Perfil do Cliente Ideal (PCI) da sua empresa. Explore com intensidade a base de clientes que alimenta o lucro da sua empresa e não saia em uma busca sangrenta (e inútil) por novos clientes. Lembre-se sempre que conquistar um novo cliente custa muito mais caro do que manter ou aumentar a venda dos clientes que já compram com você.

Espero ter respondido a sua pergunta com êxito.

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini