Capa » Sem Categoria » BLOG » LIDERANÇA » As 8 chaves da liderança inspiradora
As 8 chaves da liderança inspiradora

As 8 chaves da liderança inspiradora

Liderar sem inspirar pessoas é impossível!

Liderar é inspirar as pessoas a agir. Liderar é despertar o que existe de melhor em cada pessoa. Liderar é provocar nas pessoas a incontrolável vontade de vencer. Liderar é a arte e a ciência de fazer as pessoas fazerem aquilo que elas pensam ser impossível de ser feito. Liderar é ensinar pessoas comuns a criar o extraordinário. Liderar é quebrar barreiras. Liderar é bater recordes. Liderar é conduzir as pessoas a excelência.

Liderança não é sorte, é habilidade, deve ser treinada e aperfeiçoada cotidianamente.

Em 2002, durante um Seminário de Liderança, em Berlim, na Alemanha, Jack Welch falou: “Hoje está mais fácil ter cara de pau para demitir 100 mil pessoas do que peito para contratar um líder…”, e todos se calaram, chocados…

Essa afirmação deixou o local com mais de 5 mil participantes do evento totalmente mudo, todos boquiabertos. O público, até antes eufórico e participativo se calou, eram todos executivos de grandes empresas, gigantes corporações, e todos se abismaram com a tenacidade da afirmação. Por que ninguém rebateu? Ora, por quê? Jack Welch!

• Jack Welch é considerado por muitos como o melhor administrador e executivo de todos os tempos.
• Foi presidente mundial da General Electric Company, também conhecida por GE, durante 20 anos, de 1981 até 2001. A empresa foi fundada há mais de 100 anos por Thomas Edison.
• Quando Welch assumiu a GE, ela estava estagnada há muitos anos. Ele transformou-a no maior conglomerado do mundo e numa das empresas mais agressivas e lucrativas do mercado.
• Nos seus 20 anos como CEO da General Electric Company, tirou a empresa de uma grande burocracia e aplicou diversas inovações gerenciais.
• Comprou empresas de vários segmentos diferentes em vários países, lançou novos produtos e obteve resultados impressionantes.
• Sempre priorizou a qualidade. Alguém já ouviu falar de um acidente com avião causado por problemas com as turbinas da GE? Eu não me lembro. E elas estão em quase todos os aviões do mundo.

Ele tinha uma filosofia muito interessante para avaliar se deveria manter um negócio ou vendê-lo e cair fora.

É muito simples. Responda à seguinte pergunta:

Você tem hoje em um negócio e sabe muito bem como funciona.

Se você não tivesse esse negócio e pudesse voltar ao passado e surgisse uma oportunidade, você compraria esse negócio?

• Se a resposta for sim, mantenha o seu negócio.
• Se a resposta for não, venda-o rapidamente sem dó.

Com essa forma de atuar, ele se livrava rapidamente de empresas ou produtos pouco rentáveis. Essa visão restringe o apego emocional às coisas e minimiza o prejuízo, já que o ser humano quando entra de cabeça em algo, tem dificuldade em cair fora, mesmo com as coisas não estando bem.

Essas são algumas das chaves utilizadas por Jack Welch para transformar a vida de executivos e empresas nos últimos 30 anos, elas são poderosas e ultrapassam o conceito motivacional. Aposentado pela General Electric Company, Jack Welch se tornou autor de vários livros, e atualmente presta consultoria para um grupo selecionado de CEOs dos 500 da Revista Fortune.

Que tal conhecer as chaves e incorporá-las a sua rotina?

Chave 1: Os líderes são incansáveis em melhorar a equipe, usando todos os encontros como oportunidades para avaliar, treinar e reforçar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes, exigidas para a efetivação de resultados.

Chave 2: Os líderes se empenham para que as pessoas não só compreendam a visão da empresa, mas também para que a vivenciem e a respirem.

Chave 3: Os líderes se colocam no lugar de todos, transpirando energia positiva e otimismo.

Chave 4: Os líderes angariam confiança com franqueza, comprometimento e transparência, reconhecendo os méritos alheios e promovendo pessoas por suas atitudes.

Chave 5: Os líderes têm coragem para tomar decisões impopulares e agir com base na própria intuição.

Chave 6: Os líderes questionam e instigam, por meio de uma curiosidade constante que se aproxima do ceticismo, esforçando-se para que as perguntas sejam respondidas com ação.

Chave 7: Os líderes inspiram a assunção de riscos, o aprendizado constante e a melhoria contínua, dando sempre o exemplo.

Chave 8: Os líderes comemoram, vibram e ostentam sua felicidade pela empresa e pelas pessoas que fazem parte dela, sabem definitivamente que por trás de um grande resultado tem uma grande pessoa.

Agora pense…

• Você está conseguindo liderar a sua equipe com destreza e excelência?
• O problema da falta de resultados está ligado a sua empresa? Por quê?
• O problema da falta de resultados está ligado a você? Por quê?
• O problema da falta de resultados está ligado a sua equipe? Por quê?
• De 0% a 100%, qual é a porcentagem (%) de responsabilidade que deve ser atribuída a sua empresa pela deficiência nos resultados?
• De 0% a 100%, qual é a porcentagem (%) de responsabilidade que deve ser atribuída a você pela deficiência nos resultados?
• De 0% a 100%, qual é a porcentagem (%) de responsabilidade que deve ser atribuída a sua equipe pela deficiência nos resultados?
• Quais são os 5 maiores pecados que a sua empresa comete e que impedem que você possa liderar a sua equipe rumo a resultados mais expressivos?
• Quais são os 5 maiores pecados que você comete e que impedem que você possa liderar a sua equipe rumo a resultados mais expressivos?
• Quais são os 5 maiores pecados que a sua equipe comete e que impedem que você possa conseguir resultados mais expressivos?

Com as informações que você obtiver dessas perguntas, você terá um arsenal de conhecimentos para estudar, entender e decidir o que precisa ser feito, o que precisa ser priorizado, o que precisa ser deixado de lado, o que precisa ser apagado e esquecido, o que precisa ser aperfeiçoado, o que precisa ser revisado, etc. Essas são questões-chave para você decidir o seu futuro e se reinventar como profissional.

Que tal começar a colocar em prática agora mesmo essas chaves?

Lembre-se sempre, que a repetição é a mãe da habilidade, por isso, faça, vá além do óbvio, deixe a sua zona de conforto e torne tudo isso realidade. Então, durante os próximos dias, tente aos poucos implementá-las uma a uma para que você, a sua empresa e a sua equipe, definitivamente, sejam um sucesso!

“Quando o ritmo de mudança dentro da empresa for ultrapassado pelo ritmo da mudança fora dela, o fim está próximo.”
Jack Welch

Amor e Sabedoria.

Thiago Tombini

Deixe o seu comentário.

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>